Um espaço para coisas do cotidiano: a Cidade, lugares próximos ou distantes, os Cafés, música, fotografia, poesia, cinema, livros,...
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
Inusitato ma non insolito
Buscando algumas coisas no YOUTUBE dei de cara com um vídeo precioso. James Brown e Luciano Pavarotti juntos. Sabia que "il maestro" tinha realizado parcerias inusitadas, todavia essa se mostrou especial para meus olhos e ouvidos. O link para o referido:http://br.youtube.com/watch?v=VCIyzNISw1Q
A Antiga Florianópolis (2)
Os títulos dos posts desta data não representam qualquer arroubo saudosista. Considero minha história na Ilha infinitamente pequena em relação a história da Cidade. Entretanto, como admirador e crítico de determminadas situações, não posso deixar de comentar "causos". Como venho estudando algumas situações experimentadas em Florianópolis, e para quem se interesse pelas coisas do lugar, recomendo uma leitura da obra "Florianópolis do outro lado do espelho", publicado pela Editora da UFSC. Alguns artigos/ensaios discutem a dinâmica das transformações das porções continental e insular. O preço é módico e é facilmente encontrado. Pode-se concordar ou discordar das discussões empreendidas pelos diversos autores. Considero os textos interessantes pois proporcionam leituras sobre a Cidade. A Cidade merece ser discutida com embasamentos, caso contrário, continuará sendo palco de espertos e seus representantes.
A Antiga Florianópolis (1)
No Blog do Carlos Damião (http://carlosdamiao.zip.net/) além dos posts afiados e afinados com o dia a dia, há, ocasionalmente, uns testes de memória para os leitores. Especialmente identificados com a Cidade, surgem fotos de tempos passados e lembrados com carinho. Dou meus "chutes" quando desafiado. Embora não seja um "nativo", minha identidade com a Ilha nasceu em 1975 quando vim estudar na Escola Técnica Federal. Aos poucos passei a gostar dessas paragens. Sempre fui fascinado pelo mar e tê-lo em volta era um privilégio (considero ainda!!!). Nos anos 80 do século passado, quando estava por finalizar o curso de Economia, pude me "debruçar" sobre a Cidade e sua história. Revirei arquivos na Biblioteca Pública, IPUF e outros locais, buscando tudo a respeito do processo de urbanização da região. Estudava o sistema de transportes urbanos. Imaginei que não podia entender o estágio em que se encontrava sem conhecer a forma como havia se dado o povoamento. Nesse estágio pude me identificar mais e mais com a Ilha. No Blog do Damião, hoje, há uma fotografia maravilhosa de um prédio que existiu no Centro da Cidade. No lugar do referido hoje existe algo monstruoso. A região, no entanto, guarda uma preciosidades...
terça-feira, 27 de novembro de 2007
sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Largo da Alfândega
Apenas uma imagem para não ficar sem postar alguma coisa. A Ilha ainda guarda alguns vestígios da arquitetura açoriana em bonitas cores. O contraste obtido resulta de uma barraca da feira livre instalada ao lado do prédio da Alfândega. O céu, assim, numa tarde de Primavera, faz a alegria de fotógrafos (melhor ainda é desfrutá-lo no Outono).
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Morte de Fernando Fernán-Gómez
Leio na edição eletrônica do Jornal El País (http://www.elpais.com) que faleceu ontem o dramaturgo, novelista e ator Fernando Fernán-Gómez. Nascido em Lima (Perú), em 1921, era filho de uma atriz. Chegou a Espanha com três anos, onde passou a ser respeitado. Ficou conhecido no Brasil por sua atuação no filme Sedução (Belle Epoque), ganhador do Oscar de filme estrangeiro no ano de 1994. Anarquista em vida e naquele delicioso filme, Fernán-Gomez é qualificado com um dos maiores atores da Espanha do século XX. A atuação no filme em destaque possui algumas características das suas convicções políticas. Quem não assistiu o filme, fica a sugestão de uma olhada.
Quarta-feira (2)
Assiti ao jogo da "selecinha" brasileira. Um livro na mão e a TV no "mute". As vezes teimo em assistir jogos de futebol, mas minha teimosia está sendo minada pelas transmissões globais. É necessário estomâgo!
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Quarta-feira (1)
O dia começou com a promessa de ser especial: céu azul, sol e temperatura de fazer inveja. Perfeito para sair pelas ruas da cidade e flanar. Bastou chegar ao centro para perceber que as intenções não seriam satisfeitas. Carros e mais carros circulando ou promovendo filas; estacionados sobre faixas de segurança ou tentando atropelar pedestres; estabelecimentos com caixas de som anunciando suas promoções e oferta de dinheiro (crédito) com juros miraculosos; lojas expondo produtos nas áreas de circulação de pessoas, e segue... Procurando bem, ainda restam alguns locais que servem de abrigo, mas penso que não terão vida longa. O pior de tudo: parece que estou repetindo o post pois nada muda com o passar do tempo.
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Andanças Nordestinas
Tenho uma paixão especial pela cidade do Recife. Nesses últimos anos pude visitá-la com certa frequência. Aos poucos passei a admirar as pessoas e as culturas que se misturam nessa cidade admirável. Em determinados aspectos ela não foge dos padrões brasileiros das cidades: riqueza e pobreza, trânsito caótico em determinados horários e dias, além de outros contrastes, violência. Todavia, como "visitador" cordial que sou, vou para apreciá-la com todas as suas imperfeições e qualidades. As cidades , afinal, são construções humanas. Nessa jornada recente fui até a cidade de Bezerros, próxima de Caruaru, para conhecer o trabalho in loco de J. Borges. Admirador de suas gravuras (algumas delas estão numa parede da minha residência), também pude apreciar a sua conversa alegre e a sua poesia. Ele é um daqueles baluartes da Literatura de Cordel. Este post apresenta um retrato do artista e é uma pequena homenagem ao seu talento, simplicidade e hospitalidade.
sábado, 17 de novembro de 2007
Que semana...
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Quem sabe um dia...
Uma demonstração de que a vida nas cidades pode ser simples e descomplicada (Ver foto). Caso ainda queiram aperfeiçoar os serviços, penso, os Holandeses deveriam conhecer o sistema de transporte público de Florianópolis.
Os nossos serviços são rigorosamente um primor: os pontos de ônibus ao invés de apresentarem itinerários e horários possuem espaços ociosos esperando por publicidade; os passageiros sinalizam para que os veículos parem e ... ao contrário, passam feito bólidos (algumas linhas possuem pontos específicos numa mesma via. Isto é, o passageiro corre o risco de "ficar na mão" enquanto o "bonde" faz um "bypass" e pára logo adiante). Informações essenciais são sonegadas tanto para o morador quanto para o turista. A tarifa é denominada única, mas somente se pagar adiantado! Caso pague diretamente na catraca, o usuário é penalizado com uma "multa" de 26%. O preço do diesel, na bomba, está próximo de R$2,00. Se o usuário fizer quatro viagens por dia, então ... Tem mais: nos dias tórridos de verão, temperatura acima dos 30º Celsius, os veículos circulam com os sistemas de refrigeração desativados. Economia de combustível e, consequente, reflexos no Caixa das Empresas. A Prefeitura da Capital de Melhor Qualidade de Vida e da Excelência no Turismo faz o que? Ignora. A iniciativa privada faz o que quer com os serviços públicos e os usuários podem ser chamados de reféns. A idéia inteligente dos serviços com os "amarelinhos" já foi bastante reduzida e fico imaginando quanto tempo mais sobreviverá.
Fala sério!!!
A propósito daquela fiscalização nos estacionamentos irregulares (prometida pela Prefeitura), fica aqui uma contribuição para as "otoridades". O lugar destacado na fotografia é frequentado por Vips e outros mais. A prática é comum. O curioso, conforme a foto que ilustra o post, é que o Fiscal da Zona Azul nada pode fazer. Os espertos estacionam sobre a calçada e não precisam gastar com o estacionamento. Os que procedem de forma correta parecem "otários".
quinta-feira, 1 de novembro de 2007
Blogs
Um Blog que merece ser visitado: http://apocalipsemotorizado.net/.
Outro Blog especial:http://carlosdamiao.zip.net/
Boas leituras!
Outro Blog especial:http://carlosdamiao.zip.net/
Boas leituras!
MP e prefeitura de Florianópolis irão fiscalizar estacionamentos ilegais
Pérola colhida no "clicrbs" – dia 01/11/2007. O início da matéria (link: http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=2&contentID=4676&channel=41) nos dá conta de que as irregularidades em estacionamentos ilegais podem estar chegando ao fim. Será mesmo? As declarações do secretário são pouco estimulantes. A “operação” começará na Lagoa, depois seguirá para a Barra da Lagoa, depois....Norte da Ilha. O Centro? No final, sem qualquer previsão... A grande questão? Em que área da Ilha a situação é mais crítica? A região Central! Atitude louvável e exemplar seria atacar o problema de frente, sem rodeios. Por que a ênfase dada aos arrabaldes? Em alguns posts já foram tratados os percalços a que estão sujeitos os pedestres na Centro de Florianópolis. A situação é grave! O fio de esperança é a participação do Ministério Público. Entretanto, outras irregularidades são peculiares no que diz respeito aos usuários de veículos e os perigos para os pedestres. Estacionamento sobre faixas de segurança parece ser outra prática comum. Qual o efetivo papel da Guarda Municipal? Já testemunhei diversas situações passíveis de sanções e a presença dos homens de azul nas proximidades. Qual foi a ação? Passar e seguir adiante! Uma das fotos que que ilustra este post é um exemplo e foi observada mais de uma vez, com o mesmo veículo, em horários idênticos (hora do almoço, na Rua Altamiro Guimarães). Curiosamente o “carrão” possui um adesivo do Corpo Consular. Será que o mesmo possui prerrogativas que desconheço?
Assinar:
Postagens (Atom)