quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A Antiga Florianópolis (1)

No Blog do Carlos Damião (http://carlosdamiao.zip.net/) além dos posts afiados e afinados com o dia a dia, há, ocasionalmente, uns testes de memória para os leitores. Especialmente identificados com a Cidade, surgem fotos de tempos passados e lembrados com carinho. Dou meus "chutes" quando desafiado. Embora não seja um "nativo", minha identidade com a Ilha nasceu em 1975 quando vim estudar na Escola Técnica Federal. Aos poucos passei a gostar dessas paragens. Sempre fui fascinado pelo mar e tê-lo em volta era um privilégio (considero ainda!!!). Nos anos 80 do século passado, quando estava por finalizar o curso de Economia, pude me "debruçar" sobre a Cidade e sua história. Revirei arquivos na Biblioteca Pública, IPUF e outros locais, buscando tudo a respeito do processo de urbanização da região. Estudava o sistema de transportes urbanos. Imaginei que não podia entender o estágio em que se encontrava sem conhecer a forma como havia se dado o povoamento. Nesse estágio pude me identificar mais e mais com a Ilha. No Blog do Damião, hoje, há uma fotografia maravilhosa de um prédio que existiu no Centro da Cidade. No lugar do referido hoje existe algo monstruoso. A região, no entanto, guarda uma preciosidades...

Nenhum comentário: