quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Retorno - São Luis


Após um breve período de "folga", volto a postar no Blog. Tenho recebido mensagens de visitantes deste blog informando acerca da presença de vírus e spyware. Fiz todas as verificações possíveis, depois de instalar um verdadeiro arsenal de guerra. Nada encontrei. Não descarto outras medidas. Nesse sentido volto às postagens.
Continuo com mais algumas imagens e comentários de uma viagem à região de São Luis (Maranhão). O centro histórico reserva surpresas para os olhares. É preciso atenção com o que está relacionado ao patrimônio arquitetônico. O ideal é não ter pressa e ir aproveitando cada pedacinho... e, claro, conversando com as pessoas.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

No caminho para Caburé...

Um lugarzinho para fazer um "pit stop". Rede e cerveja gelada são "remédios" obrigatórios! Bom é não ter pressa para coisa alguma...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

No Paraíso... (Lençóis Maranhenses)

A foto é só um pedacinho do Paraíso: as águas sensacionais...as dunas: maravilha pura!

Para chegar ao Paraíso (Lençóis Maranhenses)...

Saindo de Barreirinhas para chegar aos Lençóis a aventura é grande (em termos). Ou melhor, não é passeio para qualquer pessoa com o tipo de transporte mais comum. É preciso uma boa hora de sacolejadas e outras situações não menos arriscadas no veículo apresentado. Mas quando chega-se ao lugar... o sofrimento torna-se passado.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Barreirinhas


Saindo de São Luis para chegar até os Lençóis Maranhenses há que passar por Barreirinhas. Um lugar de contrastes e belezas - basta atentar um pouquinho. Os ribeirinhos usam barcos para os deslocamentos pelo Rio Preguiças. Também utiliza-se o rio para o comércio de produtos diversos. A foto em destaque é um exemplo. Presenciei pelo menos três paradas do barco para a venda de frutas. Havia belas mangas com cores magníficas e aroma peculiar.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Um pouquinho mais de São Luis



As cidades, felizmente, não são apenas marcadas pela arquitetura e pelo traçado das ruas. As pessoas do lugar é que proporcionam um "colorido" especial. Como gosto muito do Nordeste, não chego a ficar surpreso com a hospitalidade e a gentileza daquele povo. Em qualquer lugar é possível parar e conversar. Creio que o segredo para compreender alguma coisa desses lugares é não agir como consumidor. Isto é, deixar-se emergir, com tempo, nas ruas, sem procurar "atrações" que enfastiam ou que estão presentes nos cartões postais. São Luis, por exemplo, merece ser apreendida em todas as dimensões.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

São Luis - Maranhão

São Luis, a capital do Maranhão, é uma dessas cidades que vale a pena conhecer. Possui história e culturas ricas. Foi fundada em 1612, na ilha de São Luis, às margens da baía de São Marcos, do oceano Atlântico e do estreito dos Mosquitos. Espanhóis, franceses e portugueses ajudaram a moldar o lugar. Merece uma passagem sem pressa - caminhar é preciso, além de fôlego para as ladeiras. Depois que elegi Recife como minha segunda cidade, São Luis começou a ganhar espaço também. Tenho que pensar num retorno ao lugar, com um stop na Capital do Frevo, obviamente.

Ainda em Bergen...

Apenas para complementar uma postagem anterior. Nem precisa de comentários adicionais...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sou fã de carteirinha de Paco de Lucia desde que, no século passado, assisti Carmen de Carlos Saura. Aliás, fiquei encantado mesmo foi com a personagem Carmen - protagonizada pela belíssima Laura del Sol. Depois do filme saí em busca dos discos do violonista. Minha coleção é singela, mas dá para ser contagiado pela música. A fotografia que ilustra o post foi obtida em Amsterdam. A junção dos dois cartazes criou um efeito ( aparentemente) involuntário por quem os colocou no local. A expressão de Leela James é de admiração; parece hipnotizada. Não seria de estranhar.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dias de carnaval, dias de visitas...

Aproveitando uma tarde desses dias de carnaval para uma leitura eis que surgem alguns curiosos na área. Contei cerca de meia dúzia nas árvores vizinhas. Certamente uma incursão dessas não ocorre ao acaso. Sem os ruídos e a bulha típica dos dias de trabalho os pequenos animais chegaram facilmente nessas paragens.

Creio que não terei oportunidade de vê-los novamente. Ontem, segunda-feira, uma máquina Cartepillar (nem sei que tipo), 100 metros acima do local fotografado despejava potência derrubando árvores e limpando uma área para a construção de mais um edifício focado na "respon$abilidade $ocial e na $ustentação do meio ambiente". Certamente transformar-se-á numa barreira para que os sagüis (Callithrix jacchus) cheguem tão próximo quanto estiveram.

Parece que a data escolhida pela construtora para fazer o desmatamento e a limpeza foi cuidadosamente pensada: feriadão de carnaval, sem grandes esforços para fiscalizações, então... Tudo isso ocorre num momento em que se discute uma moratória para construção de edifícios na região.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Num dia de verão em Bergen (Noruega)



A foto em destaque foi obtida na região central de Bergen (NO), num dia de verão. Fiquei fascinado com a cena e pude obter outras imagens. As crianças curtiram a apresentação dos músicos - Pai e filha. Tive a oportunidade de sentar e apreciar a música da dupla: verdadeira delícia!!! Um pouquinho de tudo: country; jazz; blues...