quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nossa Senhora da Boa Viagem

Ando com saudades da preciosa Recife. Saudades de uma água de coco em Boa Viagem; a comidinha de Chica Pitanga ao lado de uma tela vibrante de Ivonaldo; um grude de macaxeira como sobremesa; uma passadinha na Casa da Cultura para dois dedos de prosa com Ana Maria e Severino Borges; uma caminhada pelas ruas do centro; a feirinha.

Ando com saudades do sotaque e das pessoas; das areias escaldantes e da cerveja gelada; das ofertas de petiscos nas praias - caldinho de feijão, camarão, peixe, ... queijo de coalho. Tenho saudades de uma carne de sol, manteiga de garrafa e sorvetes de frutas da região, ...

Nesse ano não poderei abraçar aquela cidade, como tenho feito todos os anos, nessas épocas (de vez em quando vou aos meus arquivos fotográficos para avivar a memória). No início de outubro vou encontrar outras cidades e lugares do outro lado do Atlântico: Porto, Aveiros, Viana do Castelo, Barcelos, Lisboa, Évora, Azenhas do Mar...

Enquanto não embarco, preparo meu equipamento fotográfico, faço um pequeno suprimento de tinta e papel, folheio guias e vasculho mapas. Eu me transporto aos pouquinhos.

É sempre assim: antes de viajar eu me transporto para meus destinos e vou construindo algumas situações. Nesse momento estou sentado num Café. Não consigo precisar se no Chiado, na Mouraria ou Alfama; talvez Belém para um pastel, talvez nos arredores do Rocio. Não importa. Ainda imagino meus caminhos...

Já passei por outros lugares - bem antes. Já degustei algumas garrafas de vinho; umas bicas; algum Porto; uma Ginjinha (sem caroço). As delícias da culinária guardarei em segredo... Contarei mais quando retornar.

Foto: Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem (Recife - Pernambuco)

2 comentários:

Rute Martins disse...

Hmmm e que tal transportar para um sitio lindo a que chamamos Esplanda da Graça para beber uma cervejinha(http://rutemartinsfotografia.jimdo.com/usos_e_costumes.php), ou para um passeio de dia (e de noite) pela Bica, ah e que tal num sábado de manhã dar um pulinho à Feira da Ladra (http://rutemartinsfotografia.jimdo.com/lisboa_menina_e_moya.php).... bom e tanta coisa mais que há para ver nesta cidade e neste país.

Espero sinceramente q seja uma viagem excelente e que tires todo o proveito dela... e depois é colocar aqui no blog essas fotos fantásticas !!! :):)

Sergio LdS disse...

Rute, tudo anotado no meu "caderno de viagem". Pelo que pude ver nas tuas belas fotos terei muito o que apreciar e registrar. Espero que o tempo colabore comigo e passe bem devagar.
Minhas expectativas são imensas, pois dedicarei todo meu tempo nessa viagem para "respirar" um pouquinho de Portugal.
Sou muito grato pelos teus comentários.Fraterno abraço.