terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Baía Norte

Um passeio pela Baía Norte na Ilha de Santa Catarina é uma experiência interessante. Fotografar passa a ser um exercício e tanto, pois o fluxo de veículos é bastante intenso. Vilém Flusser disse que fotografar exige do fotógrafo a capacidade de driblar as barreiras que se apresentam. Naquela porção da Ilha não há como escapar desse exercício. A paisagem se desdobra e é necessário buscar pontos de vista diferentes. Mesmo com o aparato de câmeras e lentes à disposição, deslocamentos para lá e para cá tornam-se obrigatórios.

Hoje fiz um percurso de pouco mais de 4km caminhando ( quase duas horas no trajeto) sob um sol de fazer inveja aos meus amigos da Europa (30ºC). O céu azul e uma brisa agradável soprando do nordeste propiciava uma sensação térmica suportável para o horário. Uma sombra aqui outra acolá; cada uma servia para um "pit stop". Dediquei aquele tempo após o meio-dia para uma sessão de Preto e Branco e outra de Cores. Ajustei as duas câmeras e fui capturando um pouquinho de tudo. Algumas fotos serão publicadas aqui e outras no fotopesilha (fotopoesilha.blogspot.com). Nada de especial. Apenas cenas com o olhar voltado para o lado do mar.


Photo: Ilha de Santa Catarina
(click image to enlarge)

6 comentários:

Catalina Ginard disse...

Bonita fotografia y bonito nombre jeje...pienso que cada fotografo profesional o amater como es mi caso, puede captar diferentes imagemes de un mismo paisaje, cada uno busca en el paisaje un trocito que le motive...un abrazo.

Celia na Italia disse...

Sergio
Posso dizer que aqui na Itália a coisa tá feia. As variantes do dia são, neve, neblina ou chuva.
Sol como este aí, só neste país abençoado pela natureza.
A foto está inspiradora a um mergulho e com equipamento adequado para fotos no mar.
Entenda como uma provocação :)

Sergio LdS disse...

Célia, naquela área da Baía Norte não há como "mergulhar". Águas impróprias para essas práticas. Aqui na Ilha, nesses dias, temos experimentado situações extremas: "caldo"; chuvas intensas em algumas regiões; dias de sol e céu azul. A Ilha foi invadida por turistas, logo... começarei a aproveitar das coisas boas somente após o Carnaval...
Aproveite os dias frios por estas terras. Abraço.

Sergio LdS disse...

Catarina, com frequencia volto aos mesmos lugares que gosto para fotografar. Sempre há algo diferente ou uma situação em particular que interessa. A Baía Norte, na Ilha de Santa Catarina, é uma área que possui um grande número de edifícios residenciais, mas que, guarda alguns espaços interessantes para a fotografia.
Abraços.

Beth Kasper disse...

Pois ao olhar esta série da Baia Norte, fique imaginando exatamente onde te posicionarias naquela avenida de fluxo intenso (mais agora, na época de muvuca de turistas) para conseguir este efeito: fazer parecer que é um local calmo e pouco movimentado. Agora lendo seu texto, vejo que não foi fácil conseguir estas raridades. 4 km de caminhada abaixo de um sol e calor senegalês, tinham que valer a pena.
E valeram!!!
Parabéns!

Sergio LdS disse...

Liz, sem a devida proteção virei "pele vermelha"! Valeu a pena - selecionei umas 50 fotografias da série.
Abraços.