quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Novos tempos, novas tecnologias. Novos hábitos?


O título do post de hoje diz respeito as experiências recentes (algumas nem tanto) que transformaram práticas "antigas" em situações novas. Uma delas refere-se a fotografia. Fotografo faz quase trinta anos. Minha primeira câmera, presente de meus pais, foi uma Tuka. Ainda possuo algumas coisas registradas com aquele aparato. Depois de um bom tempo, passando por outras mais sofisticadas, pude adquirir equipamentos mais "profissionais", digamos. Entrei no mundo das SLR, Nikkormat e Nikon F3. Ainda disponho dos "tanques". Já fotografei um bocado com as peças. Por comodidade e curiosidade investi em equipamento de captura digital, faz dois anos ou um pouco mais. Maravilha! Tudo muito prático, depois de algum aprendizado rasteiro. Equipamentos mais leves, mais fáceis de transporte, sem a necessidade de carregar aquela montanha de filmes de características diferentes. Cheguei a me aventurar, numa viagem a Europa, em levar apenas uma câmera e alguns cartões de memória. Nada de peso, pensei e argumentei com meus camaradas fotógrafos. Quando cheguei ao Schiphol (Amsterdam), com tempo folgado para o outro vôo, dei de cara no See Buy Fly com algo que, naquele momento era um "sonho de consumo" particular. Modelito novo, corpinho black, bem desenhado... e capacitada para imagens de resolução apropriada para ampliações maiores. Ops!!!! I´ll take it. Could you gift-wrap it for me??? Sentei prazeirosamente na sala de espera, abri o pacote, baterias no lugar adequado, cartão zerinho e... lá fui testando a belezoca rumo à Noruega (a foto em destaque foi obtida num dos fiordes na região de Bergen). Na volta, outro stop em Amsterdam. Agora para uma semana espetacular de sol. Resultado: cerca de 2000 fotos na viagem. Quanto as minhas outras estimadas câmeras, desde então, estão escondidas. Sei que merecem atenção. Talvez nessas épocas Natalinas eu me apiede e as leve para um "spa" - lugar em que receberão alguns carinhos especializados. Talvez nem precisem de muitos esforços para recuperarem a velha forma: uma limpezinha aqui, um ajuste acolá, um bom banho de sol. Sinceramente, eu é que preciso de atenção, caso contrário, quando quiser usá-las, passarei por constrangimentos.

Nenhum comentário: