quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Temperatura boa para...


A foto que ilustra a postagem foi obtida na Praia do Francês (Marechal Deodoro - AL), mas poderia ser aqui na Ilha... Poderia, pois condiciono a relização da experiência de praia sossegada somente depois do Carnaval. Nesse final de ano e para o mês de Janeiro, o negócio é deixar que outros façam uso de tudo.

Quando me refiro aos "outros" é claro que estou tratando de "turistas" e de saqueadores de plantão. Não vejo problema algum com o turismo, é claro. As atividades econômicas associadas "livra a cara" de um montão de pessoas. Quanto aos saqueadores, tenho preocupações. Alguns saqueadores, inclusive, aproveitam a ocasião para dar uma bela "beliscada" nos turistas. Uns estão radicados aqui mesmo. Outros para cá se encaminham e aproveitam a ocasião para seus ataques. Aliás, vida de turista em determinados locais não é nada fácil.

Aqui na Ilha, vejo como algo positivo, os turistas andando pelas ruas sem receber determinado tipo de "atenção". As vezes é desatenção pura - bem ruim. Caminham e não correm riscos de surpresas diferentes daquelas que os moradores estão sujeitos. Noutros lugares que conheço, aqui no Brasil, a identificação do "turista" é bem mais fácil. Nem precisa "vestir-se" como tal. O tipo físico já proporciona indicativos. As vezes isso é um complicador, noutras situações, uma peculiaridade que abre portas.

Para quem reside na Ilha, bom mesmo é preparar o folego para a temporada de verdade, pós- carnaval. A paz voltará (!) devagarinho... Será possível retornar ao restaurante predileto sem o suplício de filas, tomar aquele café sem atropelos. Enfim...

Cá entre nós: como será a vida numa cidade que recebe turistas o ano inteiro. Lembro que Veneza fez campanha publicitária pedindo para não ser visitada. A idéia era receber menos visitantes pois a estrutura não comporta multidões. As fotos da campanha eram assinadas pelo fotógrafo Oliviero Toscani.

Nenhum comentário: